Informações

Acender o fogo

A chaminé da lareira

Se a lareira estiver completamente fria você deve aquecer um pouco a chaminé. Normalmente basta deixar a porta aberta alguns minutos para que o ar quente da câmara suba pela chaminé. Você também pode acender um papel de jornal e deixá-lo no teto do aparelho para assim aquecer antes a chaminé da lareira. Às vezes pode haver retorno de fumaça na lareira.

Isto acontece quando o ar da lareira quer ir em sentido contrário: isto é, para dentro da camâra. Isto pode ser devido a uma mudança no tempo ou por uma baixa pressão na câmara. Neste caso você precisa mudar o fluxo do ar da lareira aquecendo a chaminé como se explicou anteriormente ou pode abrir a porta da salamandra para poder assim cancelar a baixa pressão que houver na câmara de combustão.


Acendedores

Os acendedores são utilizados como uma forma simples e eficaz para acender um fogo. Estes devem ser utilizados segundo as instruções do fabricante. A casca das árvores também é muito útil.


Briquetes

Uso de briquetes como combustível nos produtos Jøtul.


- O que são os briquetes?

O uso dos Briquetes brinda-nos com a possibilidade de uma considerável poupança de madeira pura, pois prensa-se a madeira para formar os chamados briquetes. Os briquetes têm um peso que oscila entre 0,2 Kg. e 1 Kg. por briquete.

Não se deveria utilizar nenhum outro tipo de aditivo. É a própria resina da madeira a que faz com que arda. As propriedades da combustão podem variar dependendo das matérias-primas que se utilizarem nos briquetes e como tenham sido fabricados.


- Como se utilizam os briquetes?

Os briquetes são utilizados mais ou menos da mesma maneira que as lenhas normais. Os briquetes são muitas vezes muito compactados e secos, comparados com a madeira que se costuma utilizar para acender o fogo. Como resultado a maioria dos tipos queimam mais fortemente que quando se utiliza o equivalente em madeira comum. Isto significa que você regularmente utilizaria quantidades de lenha muito menores.

As instruções devem vir com os briquetes para aconselhar e informar tanto da forma de uso como da qualidade. Não se deve fechar as entradas de ar, pois podemos provocar uma pior combustão, podendo correr o risco de não queimar os gases de ignição, podendo provocar pequenas explosões.


- Quanto combustível podemos pôr de cada vez?

Como os briquetes são um tipo de combustível, os mesmos podem se comportar de diversas formas, você só poderá conhecer perfeitamente o tipo de briquete que está utilizando com o método de prova e erro. Você pode começar com 1 Kg., comparar com o uso de lenha comum e gradualmente aumentar a quantidade, mas nunca mais do que utilizaria para um fogo normal. É muito importante não aquecer excessivamente o aparelho, para garantir a boa conservação do mesmo e a própria segurança pessoal.


- Perde-se a garantia Jøtul quando se utilizam briquetes como combustível?

A garantia Jøtul não se perderá enquanto se respeitar a quantidade de lenha que se considera necessária para fazer um fogo normal no recuperador/salamandra. Ver o guia de uso para mais detalhes. Quando usamos briquetes para acender o fogo devemos ter cuidado para não aquecermos excessivamente o recuperador ou cassete.

A garantia Jøtul é válida portanto para utilizar os briquetes sempre e quando forem utilizadas correctamente.

Os danos causados por um aquecimento excessivo e portanto uma explosões não serão cobertos pela garantia.


Aquecimento excessivo

Muita gente provoca aquecimentos excessivos quando acende pela primeira vez a salamandra em casas muito frias para tratar de aquecê-las o mais depressa possível. Este excesso de calor pode danificar tanto a salamandra como a chaminé e pode até mesmo provocar um incêndio. Se temos uma salamandra esmaltada e a colocamos super-aquecida também é possível que possamos danificar o esmalte. Os parafusos podem chegar a fundir e as soldas podem chegar a desfazer-se. As peças móveis como deflectores ou paredes duplas podem-se dobrar e até mesmo partir, além disso poder-se-iam formar gretas na estrutura do aparelho o que provocaria uma entrada de ar incontrolada no aparelho.

Portanto, devemos proteger a salamandra contra aquecimentos excessivos, quer sejam provocados pelo uso de madeira em excesso ou pelo uso de outros combustíveis não adequados para a salamandra, com o inconveniente acrescentado de que a garantia nesses casos fica totalmente anulada.


Funcionamento Normal de uma Jøtul

As chamas que vemos dentro da salamandra são gases que queimam. Inclusive se o fogo se apagasse pouco-a-pouco, as brasas continuariam a resplandecer durante muito tempo. Na madeira seca procedente de árvores em decomposição as chamas apagar-se-ão rapidamente, mas as brasas permanecerão durante muito tempo. A madeira mais fina procedente de árvores que crescem rapidamente queimam rapidamente, mas também se apagam de maneira mais rápida. Um fogo normal é aquele que se faz de uma forma controlada juntando lenha de uma forma regular. A quantidade de lenha utilizada não deveria ultrapassar os dois terços da capacidade total do recuperador onde estamos a fazer o fogo.

 
     
  Inovação  
     
 

A longa experiência em lidar com o clima escandinavo, ensinou à Jøtul que há mais sobre o calor do que um termômetro pode mostrar. Os produtos do Grupo Jøtul são completos em todas dimensões, o som crepitante de um fogo, a visão de uma chama perfeita, a combustão ideal para o uso eficiente e sustentável ou design atemporal, tudo isso está presente em todos os nossos modelos de Lareiras/ salamandras e insertos.

 

 

 
 
     
  Design Premiado  
     
 
 

O Red Dot Design Award vem identificando um bom design desde 1955, sendo o principal prêmio de Design de caráter internacional, realizado em Essen - Alemanha.

 
 
     
  Tradição  
     
 

Jøtul é o mais antigo fabricante mundial de salamandras/ lareiras em ferro fundido.

Entregamos em todo Brasil. Faça seu pedido conosco.

 
Home | A Empresa | Nossos Produtos | Jotul | Scan | Acessórios | Informações | Promoção do Mês | Contato Sharp-e - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por VBSI