Informações

Eficiência/ Potência calorífica

O que é um bom aquecimento da salamandra?

Isto é uma combustão lenta com a qual controlamos o fogo. Um bom cassete, insert ou salamandra deve manter o calor em vez de o deixar escapar pela tubulação da chaminé. Tecnicamente os aparelhos de combustão lenta devem ser permutadores de calor e bons produtores de combustão. Devem queimar a lenha corretamente e devem transmitir o calor dentro da casa.

Qual deve ser o tamanho da nossa salamandra?

Isto dependerá do tamanho da casa ou ambiente, do isolamento da casa, do design e da importância que dermos às chamas ou ao calor.

A norma europeia determina que são precisos 60- 70 watt por m2 com uma altura de 2,4 m. do chão ao teto.

Eficiência

Os factores mais importantes em termos de eficiência são: O rendimento da salamandra, a quantidade de radiação que possa transmitir através da sua superfície, o tipo e a secura da lenha, o isolamento da casa e a forma de utilizar a salamandra. Uma salamandra eficiente queimará a lenha lentamente. A combustão controla-se com a regulagem dos fluxos de ar dentro da câmara de combustão.

A lenha queima-se em três fases:

- Evaporação da água;

- A madeira vai-se transformando em brasas e gases;

- As brasas queimam-se.

Muitas salamandras deixam que alguns gases escapem pela chaminé sem terem queimado totalmente. Estes gases podem representar até 60% do potencial de aquecimento que tem a lenha. Para evitar isto, a salamandra requer oxigénio misturado com esses gases a uma temperatura pelo menos de 350º até 600ºC. Algumas salamandras têm designs que podem levar o ar secundário para a câmara de combustão para assim poder queimar os gases que de outra forma se escapariam pela chaminé sem queimar, conseguindo desta maneira uma maior eficiência. Que uma salamandra seja de combustão lenta normalmente consegue-se com o controle do ar primário. Quando adicionamos o ar secundário o que conseguimos é queimar os gases e as partículas de uma forma mais eficiente com uma temperatura mais baixa na câmara de combustão. Isto é o que conhecemos com o nome de “Clean Burn” (combustão limpa), esta tecnologia aumentará a eficiência em quase 40%. Para obter uma eficiência mais alta a lenha tem de estar seca. A lenha molhada ou húmida, além de gerar menos energia, também criará muito mais fuligem e alcatrão ao efetuar-se uma combustão incompleta.

1 Kg. lenha dá aprox. 3800 W de energia contida (100% eficiência).

1 Kg. lenha dá aprox. 420 W (12% eficiência) é o que obtemos quando queimamos a lenha numa lareira aberta.

1 Kg. lenha dá aprox. 1900 W (50% eficiência) é o que obtemos com um aparelho com sistema de combustão tradicional.

1 Kg. lenha dá aprox. 2800 W (75% eficiência) é o que obtemos com aparelhos com sistema de combustão limpa – CB.

Diferenças de eficiência: Sistema CB, tradicional e lareira aberta:

 
     
  Inovação  
     
 

A longa experiência em lidar com o clima escandinavo, ensinou à Jøtul que há mais sobre o calor do que um termômetro pode mostrar. Os produtos do Grupo Jøtul são completos em todas dimensões, o som crepitante de um fogo, a visão de uma chama perfeita, a combustão ideal para o uso eficiente e sustentável ou design atemporal, tudo isso está presente em todos os nossos modelos de Lareiras/ salamandras e insertos.

 

 

 
 
     
  Design Premiado  
     
 
 

O Red Dot Design Award vem identificando um bom design desde 1955, sendo o principal prêmio de Design de caráter internacional, realizado em Essen - Alemanha.

 
 
     
  Tradição  
     
 

Jøtul é o mais antigo fabricante mundial de salamandras/ lareiras em ferro fundido.

Entregamos em todo Brasil. Faça seu pedido conosco.

 
Home | A Empresa | Nossos Produtos | Jotul | Scan | Acessórios | Informações | Promoção do Mês | Contato Sharp-e - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por VBSI